Por Raphael Marques e Lucas Nery
São Paulo uma cidade de muita movimentação, um lugar com diversos temas e etnias, sempre acolhendo o próximo, uma cidade com muita cultura, onde seus imigrantes tiveram espaço para guardar lembranças, onde seus lugares históricos acompanham a correria do dia a dia.
São Paulo é rica em museus, centros culturais, galerias, bares, parques e etc.
São Paulo é rica em museus, centros culturais, galerias, bares, parques e etc.
Existe um porém em toda essa riqueza, temos alguns espaços com pouca divulgação e com muita importância. Lugares onde podemos respirar história e até se aprofundar mais nela com contos, roupas e até materiais restaurados, o caso é que esses espaços sofrem pouca divulgação e acabam fechando, ficando com lugares onde a história prevalecia hoje passa despercebido pelas pessoas.
Um dos exemplos que podemos acompanhar são os museus do Centro Histórico da cidade que são poucos divulgados e com muita história para contar.
Saindo um pouco do Centro podemos acompanhar o caso mais recente, é o do Museu Paulista, que mesmo com todos os seus anos de história nunca tinha sido restaurado e acabou que com todos os problemas, quase veio ao chão mostrando rachaduras, infiltrações e algumas partes quase caindo, mesmo com seus 3000 visitantes diários não era divulgado, sendo a maioria deste número estudantes e professores.
Acompanhando esses números do Museu, podemos chegar a conclusão que os visitantes mais comuns não são os próprios turistas e sim excursões escolares, que também tem sua importância, mostrar para as crianças toda a história e o valor que o local possuir, assim que no futuro também será visto por outros olhos.
O Museu do Ipiranga que foi criado para mostrar toda a glória da Independência, e se observarmos com cuidado, a partir de uma observação mais apurada percebemos que ele diz muito sobre a Antiga República, este é mais um dos pontos a serem pontuados, onde a função do Guia de Turismo é muito importante.
Agora vamos esperar até 2022, quando está marcada a possível reabertura do Museu e ver como o trabalho foi feito.
Outro espaço que é de extrema importância é o Centro Cultural Caixa Econômica Federal, um dos atrativos que está no coração da cidade o centro ou melhor dizendo na Praça da Sé, é um dos espaços menos visitados entre todos os outro centros culturais.
Podemos ver que como a localização é bem privilegiada o local é pouco visitado e o CCBB( Centro Cultural Banco do Brasil) espaço que não tem o metrô colado e que a visitação durante a semana é sempre bem movimentada, diferente do Caixa Cultural que todas as vezes que o visitei estava com poucas pessoas em seu interior.
Mostrando toda a sua importância que foi um dos primeiros bancos da a se formar, e fazendo toda a sua história renascer novamente, mostrando para as crianças de hoje em dia o banco tem toda a sua importância devido aos atos que fizeram no passado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário