terça-feira, 1 de abril de 2014

Cazuza, Música Popular Brasileira?

Por Janaina Teixeira


Agenor Miranda Araújo Neto: foi cantor, compositor, poeta e escritor brasileiro. Nasceu em 1958 e morreu em 1990, no Rio de Janeiro. Cazuza era considerado um dos maiores compositores da música popular brasileira. Dentre seus sucessos musicais, destacaram-se: Exagerado, O nosso amor a gente inventa, O tempo não pára entre outros.
Ficou também conhecido por ser rebelde, boêmio e polêmico quando se declarou que era bissexual e quando se declarou ser Soro Positivo. 
Cazuza sempre teve contato com a música, influenciado desde pequeno pelos grandes nomes da música brasileira, ele tinha preferência pelas canções dramáticas e melancólicas. Mas também era fã de Rock, o que gerou essa mistura de ritmos em suas músicas. 
Foto: https://www.google.com.br/search?q=cazuza+fotos&biw

Os anos 80 foram marcados pelo surgimento de grandes artistas da música popular brasileira. 
A MPB (Música Popular Brasileira) é um gênero musical, surgiu com o declínio da Bossa Nova, um estilo renovador na música brasileira, depois de algum tempo a MPB passou a abranger outras misturas de ritmos como a do rock, a do Pop e a do Samba. 
Muitas pessoas na época achavam esse ritmo "caretice", mas com Cazuza era diferente, ele era o oposto da caretice, sem deixar de ser brasileiro e de ter influencias do rock roll. Por isso que seu estilo era música popular brasileira, mas com um toque especial. Ele sabia usar a música como forma de expressar sobre os problemas sociais. 

Agora entra a questão: será que os jovens de hoje sabem o que é MPB, ou já ouviram um dos sucessos de Cazuza?
Hoje em dia temos vários ritmos musicais, para todos as gerações e para todos os gostos... Talvez esses jovens nunca vão saber o que era MPB ou ouvir as músicas de Cazuza. Mas não poderemos deixar de mostrar e relembrar o que foi e o que sempre será a Música Popular Brasileira e o legado que o nosso eterno Cazuza nos deixou. Até poderíamos fazer um encontro de ritmos brasileiros, onde os jovens de hoje poderiam conhecer os ritmos daquela época, inclusive MPB e as pessoas que vivenciaram essa época  poderiam encontrar com os estilos de músicas atuais. Isso iria ser legal para todos, além de trocas de informações e experiências.

Mas enquanto isso não acontece...
Aí vai um dos sucessos de Cazuza, para quem não conhece já pode se familiarizar. 

Pois o Tempo não Pára...

Vamos curtir esse sucesso!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário