IPHAN- Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional
Por Helgrim Ferreira
O IPHAN, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, é uma autarquia federal, criada na década de 30 (13 de janeiro de 1937) com o intuito de proteger: “...os bens de natureza material e imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referência à identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira, nos quais se incluem:
I – as formas de expressão;
II – os modos de criar, fazer e viver;
III – as criações científicas, artísticas e tecnológicas;
IV – as obras, objetos, documentos, edificações e demais espaços destinados às manifestações artístico-culturais.
V – os conjuntos urbanos e sítios de valor histórico, paisagístico, artístico, arqueológico, paleontológico, ecológico e científico.”
Este trecho é parte do Artigo 216 da Constituição Brasileira que estabelece ao poder público, com o apoio da sociedade, o dever de zelar pelo Patrimônio Brasileiro, motivo pelo qual foi criado o IPHAN.
Criado ainda pelo Governo de Getúlio Vargas, através da Lei N.º 378, o IPHAN, que hoje se encontra vinculado ao Ministério da Cultura, teve seu projeto de Lei elaborado por ninguém menos que Mário de Andrade e ainda contou com a colaboração ilustre de figuras como Oswald de Andrade, Manuel Bandeira, Lúcio Costa, Carlos Drummond de Andrade e Afonso Arinos.
Elaine Gomes Educadora do Senac, Contadora de Histórias e grande defensora dos Patrimônios Nacionais |
Cidade de Anita Garibalde é baixada como Patrimônio Histórico da Humanidade
Ana Maria de Jesus, nasceu em 1821 e é a mais ilustre cidadã de Laguna Santa Catarina, casada com Manuel Duarte de Aguiar, em 1839, apaixonou-se por Giuseppe Garibaldi durante a tomada de Laguna na Revolução Farroupilha. Seguiu Giuseppe em seus combates em Santa Catarina e Rio grande do Sul, por isso, sendo conhecida como Anita Garibaldi. Morreu aos 28 anos na Itália.
Foto: http://www.fcnoticias.com.br/wp-content/uploads/anita-garibaldi-e-josep-garibaldi.jpg |
A casa de Anita foi restaurada na década de 70 e transformada em relicário histórico. Contém uma urna com terra da sepultura de Anita Garibaldi, do cemitério de Ravena, Itália. O Museu Anita Garibaldi ocupa o prédio construído em 1747 para abrigar a cadeia pública. Em frente, uma praça em homenagem a heroína com uma estátua.
Foto: http://www.fcnoticias.com.br/wp-content/uploads/anita-garibaldi-e-josep-garibaldi.jpg |
A Cidade de Laguna localizada ao litoral sul de Santa Catarina foi baixada como Patrimônio Histórico da Humanidade pela IPHAN em 1985, com 600 casarões e monumentos históricos o centro histórico de Laguna sofreu influência de alemães e italianos, o que proporcionou uma arquitetura variada por parte das casas que o compõem. O estilo arquitetônico apresenta estilo clássico e gótico e se mistura com uma arquitetura cheia de ornamentação e decorativismo.
Foto: http://www.fcnoticias.com.br/wp-content/uploads/anita-garibaldi-e-josep-garibaldi.jpg |
Laguna é a terceira cidade mais antiga do Estado e guarda construções preciosas em seu centro histórico. São mais de 600 prédios e monumentos que chamam atenção pelo charme e beleza. Merecem destaque o belíssimo conjunto formado pela Casa Pinto D’Ulysséa, cópia fiel de uma Quinta Portuguesa, revestida de azulejos trazidos de Portugal, a Fonte da Carioca, construída por escravos em 1863, a Igreja de Santo Antônio dos Anjos que possui um altar em estilo barroco mineiro e o Mercado Público.
Foto: http://www.fcnoticias.com.br/wp-content/uploads/anita-garibaldi-e-josep-garibaldi.jpg |
Nenhum comentário:
Postar um comentário