quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Museu de Artes e Ofícios

Por Mauro Tapias Gomes

Em 1890, foi implantada em São Paulo uma escola de modelo europeu: o Lyceu de Artes e Officios, que na época oferecia cursos de serralheria, marcenaria e desenho, entre outros. Nesse ano, assumiu a direção do liceu Francisco de Paula Ramos de Azevedo.

Figura 1 - Busto de Ramos de Azevedo no
Liceu - Foto de Mauro Tapias Gomes
Prestigiado engenheiro paulistano, ele tinha na cidade um escritório que foi responsável pelo projeto e pela construção de diversos edifícios importantes, como o Teatro Municipal, o Mercado Municipal, a Escola Normal Caetano de Campo, a Escola Politécnica, a Pinacoteca do Estado. O Liceu, nesse período, era fornecedor de mão de obra e produtos acabados. Passa então a ter muito trabalho e desenvolve-se rapidamente. Ao mesmo tempo, faz crescer sua imagem de qualidade, em todos os aspectos.

Figura 2 - Portão das oficinas do Liceu
Imagem - Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Liceu_de_Artes_e_Of%C3%ADcios_de_S%C3%A3o_Paulo
    Atualmente, o conjunto é constituído de três unidades: o Liceu - a Escola propriamente dita -, o Centro Cultural e a LAO-Indústria.O Liceu oferece aos alunos o Ensino Médio regular, Cursos Técnicos de Nível Médio, mais vários Cursos Livres. O Centro Cultural apresenta vários espetáculos, dentre os quais se destaca “Arte é Humanismo”, que conta a história da arte. A LAO é uma indústria privada, especializada em hidrômetros, medidores de gás e produtos semelhantes. Sua receita ajuda na manutenção do Liceu.

Contatos
Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo
Rua da Cantareira, 1.351 – Luz – São Paulo
Telefone: (11) 2155-3319

Nenhum comentário:

Postar um comentário