Por Mauro Tapias Gomes
Pouca gente imagina que possa existir em São Paulo um museu da madeira. Mas ele existe, fica dentro do Horto Florestal, é curioso e muito bonito. Oficialmente, o Horto Florestal se chama Parque Alberto Lofgren e se localiza na Rua do Horto, 931, Zona Norte da cidade.
Popularmente conhecida como Museu da Madeira, a instituição também tem
nome oficial: Museu Florestal Octávio Vecchi, em homenagem a um engenheiro
agrônomo português muito ativo na São Paulo do início do século XX. Conta com mostruário de sementes..
Sala de Exposições do Museu - Imagem fornecida pelo Museu |
móveis e objetos confeccionados com madeira nativa, inclusive de marchetaria. Além disso, faz exposições, algumas do acervo permanente. Outra atração são os cursos de gravura e charão que ali são ministrados. O público frequentador é bastante eclético: faixas etárias variadas – crianças, jovens, idosos -, classes sociais variadas, múltiplos locais de residência na cidade. Mesmo para quem não está habituado ao contato com a arte, o museu pode constituir uma oportunidade de acesso fácil, já que pode fazer parte de um passeio mais amplo, envolvendo todo o Horto Florestal.
O acervo pode ser visitado de terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 16h30. Aos domingos, funciona das 10h às 15h30. Nos dias de chuva, é impossível a entrada, por questões técnicas.
A visita ao acervo, por si só, é um espetáculo, mas é possível aproveitar para dar um passeio por todo o Horto Florestal, maravilhoso para quem gosta de ambiente verde.
Uma curiosidade: o Trópico de Capricórnio, que corta a cidade, passa ao lado do museu.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 2231-8049 e (11) 2231-8555, ramal 2063.
Nenhum comentário:
Postar um comentário