domingo, 27 de abril de 2014

Museu da Madeira de São Paulo

Por Mauro Tapias Gomes
    
Pouca gente imagina que possa existir em São Paulo um museu da madeira. Mas ele existe, fica dentro do Horto Florestal, é curioso e muito bonito. Oficialmente, o Horto Florestal se chama Parque Alberto Lofgren e se localiza na Rua do Horto, 931, Zona Norte da cidade.


Edifício do Museu da Madeira
       
Popularmente conhecida como Museu da Madeira, a instituição também tem nome oficial: Museu Florestal Octávio Vecchi, em homenagem a um engenheiro agrônomo português muito ativo na São Paulo do início do século XX. Conta com mostruário de sementes..

 
 
 
 
 

Sala de Exposições do Museu - Imagem fornecida pelo Museu

 


 
móveis e objetos confeccionados com madeira nativa, inclusive de marchetaria. Além disso, faz exposições, algumas do acervo permanente. Outra atração são os cursos de gravura e charão que ali são ministrados. O público frequentador é bastante eclético: faixas etárias variadas – crianças, jovens, idosos -, classes sociais variadas, múltiplos locais de residência na cidade. Mesmo para quem não está habituado ao contato com a arte, o museu pode constituir uma oportunidade de acesso fácil, já que pode fazer parte de um passeio mais amplo, envolvendo todo o Horto Florestal.


O acervo pode ser visitado de terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 16h30. Aos domingos, funciona das 10h às 15h30. Nos dias de chuva, é impossível a entrada, por questões técnicas.  
 A visita ao acervo,  por si só, é um espetáculo, mas é possível aproveitar para dar um passeio por todo o Horto Florestal, maravilhoso para quem gosta de ambiente verde.

Uma curiosidade: o Trópico de Capricórnio, que corta a cidade, passa ao lado do museu.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 2231-8049 e (11) 2231-8555, ramal 2063.


Nenhum comentário:

Postar um comentário