segunda-feira, 7 de abril de 2014

A COPA E A INTERNET, SERÁ QUE A BOLA ROLA?

Por Helgrim Ferreira
 
A poucos dias da copa do mundo 2014, o Brasil ainda enfrenta grande dificuldade na conexão da internet móvel em seus estádios e espaços públicos, milhões foram investidos para que esta fosse a copa da mobilidade, mais não é bem isso que vemos pelos estádios, aeroportos, rodoviárias e espaços abertos ao público.
Foram feitos testes na copa das confederações nos estádios do Maracanã e Mané Garrincha, em ambos a conexão Wi-fi deixou muito a desejar, primeiro pelo grande número de pessoas conectados a tecnologia, fez com que ela tivesse picos de conexão gerando falhas em postagens e acessos a redes sociais, sendo estas o maior motivo do Brasil ter investido na tecnologia sem fio para a copa 2014.


Foto: Ernesto Luis Lopes

Segundo o Brasil ainda não possui uma rede aberta confiável e estável, os investimentos feitos antes da copa, não foram o suficiente para que os problemas anteriores fossem solucionados.
As operadores por sua vez dizem ter investido cerca de R$ 200 milhões de reais para a tecnologia melhorar, segundo o sindicato das operadores (SindiTelebrasil), as conexões podem apresentar problema logo no inicio do evento, causando além de problemas de acesso a internet, lentidão nas ligações e até mesmo a queda total do sinal do aparelho.
O sindicato também afirma que nos estádios de Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro e Salvador, que receberam jogos da Copa das Confederações no ano passado, a cobertura está em fase de ajustes finais. Já em Cuiabá, Manaus, Natal e Porto Alegre, as obras começaram mais tarde, no final de 2013, mas, de acordo com a entidade, vão ficar prontas até a Copa.
Em todo o caso, especialistas afirmam que mesmo que tudo fique pronto a tempo, os usuários precisam estar preparados para falhas nas redes de telecomunicações nos estádios. “Durante a Copa das Confederações, em momentos de pico como antes dos times entrarem em campo, no momento de um gol e no intervalo, há grande demanda por dados. Se todo mundo resolver publicar foto ao mesmo tempo, não há sistema ou espectro que resista”, comentou Eduardo Levy ao site canaltech.
E o problema de rede não é só nas arenas onde vão acontecer os jogos. Ao que tudo indica, alguns equipamentos importantes não estarão funcionando em alguns aeroportos durante o mundial esportivo, já que alguns desses sistemas possuem tecnologia de ponta e ainda precisam passar por testes e transferência de operações. Pelas regras internacionais, esse é um processo que leva, no mínimo, seis meses.
Será que com estes problemas que já estamos enfrentando a copa e a internet serão grandes parceiras? 
E você acha que a bola rola?

Foto: FNE

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário