terça-feira, 1 de abril de 2014

O Futebol é Patrimônio?

Por Marina Faleiro



No sorteio do tema sobre o que eu iria falar da copa, pego o papel e lá está a pergunta: Futebol é patrimônio?
E aí? Como responder, eu que nunca me interessei pelo assunto, não entendo muito, não vejo jogos, enfim, como?
  Se eu perguntar a um fanático, claro que a resposta é sim, olha quantos torcedores, olha quanta história os times carregam etc... Mas se eu perguntar para alguém que não gosta ou não liga muito, vai me dizer sobre o dinheiro que os jogadores ganham, dizer o quanto gastamos com isso, com tantas outras coisas precisando ser resolvidas e nós gastamos construindo estádios...
 Concordo, com alguns argumentos anti-copa, anti-futebol.. Mas olhando por outro lado o futebol nós une!
Sim, esse esporte que já está no Brasil desde 1894, quando Charles Miller trouxe a primeira bola de futebol, com o passar do tempo virou um esporte famoso, todos jogavam, e nós ficamos conhecidos como país do futebol.
Olhando todo o histórico, de todos os títulos que conseguimos, vemos que foi importante para nossa história, para a formação do país e dos outros esportes que foram surgindo.
O futebol é o esporte favorito da maioria dos brasileiros, quando a Seleção está jogando todos torcem juntos, todos vibram e gritam juntos, é uma sensação de pertencimento, onde todos estão ansiosos, querem a mesma coisa, todos viram um só!
Então, como dizer se o futebol é patrimônio?
Basta olhar a nossa volta, olhar o fanatismo, a paixão em cada um, em cada grito quando se faz um gol, olhar a emoção e a união entre os torcedores. Com isso, posso dizer, o futebol pode não ser tombado, mas ele é nosso patrimônio, que carrega nossa história, nossa emoção. O Futebol é patrimônio sim!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário