segunda-feira, 14 de abril de 2014

Guia de Turismo na COPA


Por  Jaqueline Vitor


Esse tema não tem como prever exatamente ainda mais deixa todos do meu curso com muita curiosidade e alguns "Achismos". 
Todos no Brasil não param de falar sobre a Copa e tudo de Ruim que pode acontecer e até o que os próprios brasileiros ameaçam fazer para prejudicar ainda mais o Evento que até então tem tudo pra dar errado. 
Não estou aqui para defender nem julgar ninguém apenas estou relatando o que vejo no dia a dia e o que eu não aguento mais ver é Brasileiro Reclamando da Copa. 
Que vamos ter problemas isso não tem como negar , todos vão ter problemas com esse evento e sempre me falaram que a Copa só seria boa para o Turismo mas uma vez ouvi da Professora Adriana " O turismo no Brasil ainda não nasceu está em gestação" e eu concordo com ela nem o Turismo está preparado para um evento desse, por falta de organização, de incentivo das autoridades principalmente. Hoje vi uma reportagem sobre Guias Voluntários, sim guias voluntários, eu estudei um ano, me preparei, ri, chorei, passei nervoso, fiz de tudo pra ser uma guia de turismo pronta para o mercado de trabalho e quando finalmente vejo uma grande oportunidade para os guias qualificados, vejo essa notícia que o governo pretende ter 7 mil guias voluntários que serão preparados Virtualmente.
Entendo que o Turismo em alguns lugares pode não ter gente qualificada para o turismo em um número suficiente para tantas pessoas. Mas ser preparados virtualmente em tão pouco tempo não acho que é uma boa solução para o problema.
O certo seria ver isso antes, ver e rever todos os problemas que a Copa poderia trazer quatro anos atrás e ainda seria pouco tempo, mas assim na última hora além de ser um trabalho mau feito, ninguém penso no que pode acontecer com esses turistas com esses guias despreparados no meio de tanta gente. E todos os problemas que pode acontecer no grupo que eu aprendi no curso? Perder passageiros, muitas informações erradas, desentedimento no geral. 
E os guias de turismo credenciados vão tentar ao maximo orientar e ajudar esses turistas que vão estar em lugar totalmente despreparado para recebê-los. Mas esse problema poderia ser evitado se esses sete mil guias voluntários fossem credenciados, mas o governo não deu muita importância pra qualidade do serviço e nem viu as consequências disso eles já ganharam bastante na Copa agora que os guias sejam voluntários. 
Não aguento mais as pessoas falarem mal da organização e Copa mas em um caso como esse não tem como disfarçar o erro que está mais que na cara para todos. 
Enfim, esse foi mais um desabafo de uma futura guia de turismo credenciada que não vai aceitar trabalhar de graça na Copa.

Foto: http://blogdoneto.blogosfera.uol.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário