sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Viagem a pé pelas alturas

Por Eric Tsuneo Nakawatase

 Acordo de manhã, caminho até a janela do meu quarto, abro a janela e dou aquela espreguiçada vendo aquele Sol maravilhoso adentrar por entre as cortinas. E que tal ter uma visão destas do alto de uma montanha à 3776 m do nível do mar?

Monte Fuji (fonte de dados: Google)
Pois bem, estamos falando do Monte Fuji, localizado na província de Shizuoka no Japão. Um vulcão ativo, porém sem riscos de erupção que esta adormecido desde 1707 e atrai muitos turistas todos os anos.

A temporada de yamanobori (subida a montanha) são nos meses de julho e agosto, pois nos demais meses a montanha torna-se perigosa pelos pontos de congelamento. Fora de época, é possível ir de carro até o 5º estágio.

Há 3 cidades que cercam o Monte Fuji que são: Gotenba, Fuji-Yoshida e Fujinomiya. Para cada uma delas varia a distância e graus de dificuldade até o topo, onde a de Fuji-Yoshida é a mais longa, porém sua rota é menos íngreme.

Em todas as rotas existem paradas à cada 200m , de altura percorrida, para descanso nos estágios subsequentes. Cada estágio oferece um serviço diferente, assim como toaletes, cabanas para dormir, lojas vendendo água e comida, oxigênio em lata, etc, e um guichê  onde carimbam o cajado de madeira, item primordial para te auxiliar na trilha.

Mais de 200.000 pessoas vão visitar o Monte Fuji todos os anos, onde 30% são estrangeiros (foto: Eric T. Nakawatase ; Fonte de dados: Wikipedia)

Este esporte pode ser praticado por qualquer idade, desde crianças até a melhor idade. O tempo de subida varia de 5h à 12h, ou até mais, tudo dependerá da sua disposição, rota escolhida e clima. O caminho é todo em zig e zag, não tendo nenhum trecho onde exija equipamento especial.

Chegando ao topo, poderá se deslumbrar com o sol nascendo no horizonte sentindo a vibração positiva de todos os vitoriosos, ali junto a você, com uma sensação inexplicável de vitória, superação e emoção olhando para um único sentido.

Foto tirada do 9º estagio do Monte Fuji em Ago/2009 Fotos: Eric T. Nakawatase

Um comentário:

  1. O tema é fantástico, mas para um leigo, como eu, surgiram diversas dúvidas: o que é 5º estágio, porque vendem lata de oxigênio se a caminhada não exige nenhum equipamento especial e qual seria o custo médio para essa aventura?

    ResponderExcluir