sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Miguel Nicolelis: Um dos vinte maiores cientistas do mundo é brasileiro

                               
Por Soraia Issa

Indicado ao prêmio Nobel de Medicina o médico e neurocientista paulistano formado pela USP e pós doutorado pelo Hospital Universitário de Hahnemann na Filadélfia, Miguel Ângelo  Laporta Nicolelis, 52 anos, lidera grupos de pesquisadores na área da neurociência na Universidade de Duke nos Estados Unidos e no Instituto de Neurociências de Natal Edmond e Lily Safra.

Miguel Nicolelis e sua equipe conseguiram fazer com que ratos transmitissem informações entre seus cérebros a milhares de quilômetros entre si, criando a primeira interface cérebro-cérebro.

Os animais passaram a se comunicar por meio da transmissão de sinais elétricos produzidos por seus neurônios após microeletrodos terem sido instalados em suas cabeças.

"Em nossos laboratórios buscamos descobrir os limites do cérebro. Já o fizemos se comunicar com máquinas, com avatares em computador e até com sensores de luz infravermelha. Desta vez, tentamos descobrir se o cérebro é capaz de assimilar os sentidos de outro corpo", disse em entrevista ao site da revista Veja.

Consagrado mundialmente inclusive através dos 21 prêmios que já recebeu, um dos atuais sonhos de Nicolelis é fazer com que adolescentes paraplégicos participem da abertura do Campeonato Mundial de Futebol de 2.014 que será realizado no Brasil. Eles caminharão com  aparelhos movidos pela força do pensamento e darão o "pontapé incial" na bola.

O cientista afirma ainda que " estamos criando um novo tipo de comunicação que ninguém sabe onde poderá nos levar" e que o passo inicial já foi dado para que no futuro se crie uma rede capaz de ligar as pessoas por meio do pensamento...

Miguel Nicolelis é autor do livro: "Muito além do Nosso Eu: A Neurociência que Une Cérebros e Máquinas e Como Ela Pode Mudar Nossas Vidas" . (Ed. Cia das Letras)


Fonte foto: http://50.28.85.69/~nicolab/wp-content/uploads/2012/12/Miguel-Nicolels.jpg


2 comentários:

  1. Adorei o tema e o artigo. Saiu da mesmice de viagens e lugares, mas não fugiu da área do turismo, ao mencionar a copa do mundo, um grande evento mundial. Tema extremamente interessante, atual, dinâmico e que abrande a todas as faixas etárias e classes sociais.

    ResponderExcluir