Foto: Ricardo Hossoe
Por Francisco César Vieira de Sousa
Localizado no Largo São Sebastião, no centro de Manaus, inaugurado em 1896, é a expressão mais significativa da riqueza de Manaus durante o ciclo da borracha destaca-se pelo estilo eclético de sua estrutura e os detalhes único de sua cúpula.
É um dos monumentos mais conhecidos do norte do Brasil, é o simbolo de Manaus. Têm capacidade para 701 pessoas, com três andares de camarotes, o salão nobre com característica barroca, onde destaca-se a pintura do teto "A glorificação das Bellas Artes na Amazônia", os ornamentos sobre as colunas do pavimento térreo, com máscaras em homenagem a dramaturgos, e compositores famosos, tais como: Ésquilo, Aristofanes, Moliere, Mozart, Verdi, entre outros.
Sobre o teto estão afixados quatro telas pintadas em Paris, em que são retratadas alegorias, a música, a dança, a tragédia e uma homenagem ao grande compositor brasileiro Carlos Gomes. No centro pende um lustre dourado com cristais importados de Veneza, na sala de espetáculos, a pintura do pano de boca do palco de autoria de Crispin Do Amaral, fazendo referência ao encontro das águas dos Rios Negros e Solimões.
É sem dúvida um dos mais belos cartão postal do Brasil.
Para saber mais: http://pt.wikipedia.org/wiki/Teatro_Amazonas
Nenhum comentário:
Postar um comentário