quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Núcleo Pedra Grande

 Por  Mauro Tapias Gomes

São Paulo conta com uma floresta urbana enorme. É tão grande, que alcança quatro municípios: a Capital, Mairiporã, Caieiras e Guarulhos. Trata-se do Parque Estadual da Cantareira, na Zona Norte da cidade, que tem quase 8.000 hectares, mais de 8.000 campos de futebol.

Fonte: http://www.ambiente.sp.gov.br/parque-da-cantareira/sobre-o-parque/
O Parque tem vários atrativos, um dos quais é o Núcleo da Pedra Grande. De acordo com Helena Pieroni, educadora do Núcleo (ela se declara monitora), lá dentro é possível fazer um passeio curto, de 500 metros, ou um passeio mais longo, de 6,6 km ida e volta, chegando à Pedra Grande, de onde se avista boa parte da cidade de São Paulo. 
Percorrem-se a pé, lá dentro, ruas asfaltadas, ladeadas por paisagem exuberante, com árvores de vários tipos. No chão e nas árvores, animais da fauna paulistana, como serelepes, tucanos, às vezes quatis, macacos-prego e, com um pouco de sorte, bugios. O passeio é deslumbrante, especialmente para quem aprecia a natureza.  
O Núcleo Pedra Grande fica até perto do centro da cidade: menos de 15 km da Praça da Sé, na Rua do Horto, 1.799. 


Fonte: Mauro Tapias Gomes
O ingresso custa R$ 9,00, de segunda a sexta-feira - crianças até 12 anos, adultos acima de 60 e deficientes não pagam. A portaria fica aberta das 8 às 17h, mas o acesso só é permitido até as 15h, para haver tempo de fazer alguma trilha. Mais informações podem ser obtidas pelo o telefone 55 11 2203-3266 ou em www.fflorestal.sp.gov.br, no qual estão as abas sucessivas Ambiente, Unidades de Conservação, Parques Estaduais e Núcleo Pedra Grande.

Fora do Núcleo, vale a pena outro passeio, pela Estrada de Santa Inês, onde se encontra o Restaurante Velhão.

Conheça também outras áreas paulistanas da Floresta da Cantareira que permitem visitação pública,como os núcleos Águas Claras, Cabuçu, Engordador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário