sexta-feira, 27 de setembro de 2013

O MERCADÃO

Por Gabriela Prates
 
 



A cidade de São Paulo oferece milhares de restaurantes, com grande diversidade em pratos; desde comidas de boteco, comidas típicas brasileiras, até comidas exóticas e sofisticadas. 

Como São Paulo é a cidade que não dorme, qualquer pessoa pode encontrar diversos restaurantes a qualquer hora do dia, ou da noite.

Para quem deseja viver um pouco o ritmo de São Paulo e desfrutar dos maravilhosos sabores que a cidade oferece, uma das melhores opções é visitar o MERCADO MUNICIPAL DA CIDADE DE SÃO PAULO,o "MERCADÃO"

No Mercadão, como é carinhosamente conhecido pelos seus frequentadores, é possível encontrar de verduras, legumes e frutas fresquinhas, passando por carnes, aves, peixes e frutos do mar, a massas, doces, especiarias e produtos importados de primeira linha. 

Famosos, o sanduíche de mortadela do Bar do Mané e o sofisticado Pastel de bacalhau do Hocca bar, ambos igualmente deliciosos, são os mais pedidos entre os frequentadores e visitantes.

O prédio, que ocupa um espaço de 12.600 metros quadrados de área tem grande representação na história da cidade tem 80 anos; restaurado mantém suas características originais.

Localizado a  Avenida do Estado s/nº Rua da Cantareira,
 
306 

De segunda à sábado das 6h ás 18h.

Domingos e feriados   das 6h ás 16h.

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Estrada Real - O caminho velho sob duas rodas




Por Bernardino Neto

Ouro Preto, é uma das principais cidades históricas do Estado de Minas Gerais, é muito conhecida por sua gente hospitaleira e pelo seu acervo arquitetônico a céu aberto. As pessoas se encantam com suas igrejas, ruas e casarões remanescentes do período colonial. Foi em Ouro Preto ou (Vila Rica) que os bandeirantes, no século XVII, iniciaram a corrida do ouro, abrindo caminhos para que todos os materiais auri-ferríferos extraídos das mineradoras naquela época, chegassem a cidade de Parati e de lá partissem de navio para o Rio de Janeiro. Assim surgiu o "Caminho Velho", que posteriormente recebeu o nome de Estrada Real.
A Estrada Real tornou-se uma rota turística, para os adeptos do cicloturismo. Uma incrível viagem ao passado que possibilita ao ciclista, conhecer as riquezas históricas do período colonial e também vivenciá-las, já que percorrerão todo o caminho feito pelos Bandeirantes. 
A viagem inicia-se em Ouro Preto, passando por pequenos municípios que também fazem parte da história do período colonial, dentre eles algumas cidades mais conhecidas como Tiradentes, Congonhas e São João Del Rey. 
Durante o percurso o ciclista passará pelo circuito das águas, conjunto de cidades como São Lourenço, que são chamadas também de  estâncias hidro-minerais. Essas estâncias possuem fontes com altas propriedades em sais minerais, usadas no auxílio de diversos tratamentos da esfera medicinal. 

       
 
 
Cruzando a divisa entre Minas Gerais/São Paulo, o ciclista atravessará por cidades como Cruzeiro, Guaratinguetá e Cunha, e descerá pela serra da Bocaina até chegar a divisa São Paulo/Rio de Janeiro e por fim a cidade de Parati. 

Para obterem maiores Informações sobre roteiros e indicadores que os auxiliarão no planejamento de sua viagem, inclusive dicas sobre o percurso e equipamentos, entrem no site:

 http://www.institutoestradareal.com.br

 

Um forte abraço
e uma boa viagem para todos!

 

Viagem a pé pelas alturas

Por Eric Tsuneo Nakawatase

 Acordo de manhã, caminho até a janela do meu quarto, abro a janela e dou aquela espreguiçada vendo aquele Sol maravilhoso adentrar por entre as cortinas. E que tal ter uma visão destas do alto de uma montanha à 3776 m do nível do mar?

Monte Fuji (fonte de dados: Google)
Pois bem, estamos falando do Monte Fuji, localizado na província de Shizuoka no Japão. Um vulcão ativo, porém sem riscos de erupção que esta adormecido desde 1707 e atrai muitos turistas todos os anos.

A temporada de yamanobori (subida a montanha) são nos meses de julho e agosto, pois nos demais meses a montanha torna-se perigosa pelos pontos de congelamento. Fora de época, é possível ir de carro até o 5º estágio.

Há 3 cidades que cercam o Monte Fuji que são: Gotenba, Fuji-Yoshida e Fujinomiya. Para cada uma delas varia a distância e graus de dificuldade até o topo, onde a de Fuji-Yoshida é a mais longa, porém sua rota é menos íngreme.

Em todas as rotas existem paradas à cada 200m , de altura percorrida, para descanso nos estágios subsequentes. Cada estágio oferece um serviço diferente, assim como toaletes, cabanas para dormir, lojas vendendo água e comida, oxigênio em lata, etc, e um guichê  onde carimbam o cajado de madeira, item primordial para te auxiliar na trilha.

Mais de 200.000 pessoas vão visitar o Monte Fuji todos os anos, onde 30% são estrangeiros (foto: Eric T. Nakawatase ; Fonte de dados: Wikipedia)

Este esporte pode ser praticado por qualquer idade, desde crianças até a melhor idade. O tempo de subida varia de 5h à 12h, ou até mais, tudo dependerá da sua disposição, rota escolhida e clima. O caminho é todo em zig e zag, não tendo nenhum trecho onde exija equipamento especial.

Chegando ao topo, poderá se deslumbrar com o sol nascendo no horizonte sentindo a vibração positiva de todos os vitoriosos, ali junto a você, com uma sensação inexplicável de vitória, superação e emoção olhando para um único sentido.

Foto tirada do 9º estagio do Monte Fuji em Ago/2009 Fotos: Eric T. Nakawatase

Bror Hayil, um kibutz brasileiro em Israel

Quer saber como vive uma comunidade de brasileiros em Israel sem gastar muito? Seja um voluntário no kibutz Bror Hayil e leve o Brasil na mala

Por Fernando Mello





O que é Kibutz? 
Um kibutz (plural: kibutzim) é uma comunidade com ideais socialistas e sionistas que surgiu na Palestina no início do século XX com a intenção de colonizar áreas onde, futuramente, se instalaria o Estado de Israel. Há, atualmente, cerca de 270 kibutzim, e neles há uma mistura de atividades agrícolas e industriais, sendo que 40% da produção agrícola e 9% da industrial do país vêm dessas fazendas coletivas.



É preciso ser judeu para ser voluntário em um kibutz?
Não. Você precisa ter entre 18 e 40 anos e estar disposto a trabalhar em uma das áreas do kibutz para a qual será designado. Sua permanência deve ser de, no mínimo, 2 meses. 

Serei remunerado pelo meu trabalho no kibutz?
Não. Você estará prestando um serviço voluntário sem remuneração. Terá comida, hospedagem e roupa lavada durante sua estada, mas os custos de viagem até Israel são por sua conta. Alguns kibutzim oferecem uma pequena ajuda de custo para gastos pessoais, mas isso não é uma regra. Uma vez por mês o kibutz organiza uma excursão de um dia com os voluntários a algum destino de interesse histórico e cultural dentro do país. Esta viagem é grátis para o voluntário. Há também atividades recreativas oferecidas regularmente pelos kibutzim.

Como me inscrevo para o programa de voluntários?
Há uma central de kibutz em Tel Aviv onde você pode se inscrever, mas também há muitos sites relacionados na internet onde você encontra informações para contato, inclusive várias páginas relacionadas no Facebook. 
Aí vai o endereço do escritório central em Israel:
6, Frishman Street/cr. Hayarkon Tel Aviv 61030
Tel: 972-3-5246154/6
Fax: 972-3-5239966

O que acontece a partir do momento que me torno um voluntário?
Você será recebido por um coordenador de voluntários no kibutz para o qual for encaminhado. Como parte de seu contrato, você receberá um quarto, que dividirá com mais 2 ou 3 voluntários, e será designado para uma atividade que pode variar entre um trabalho na parte organizacional do kibutz (cozinha, limpeza geral, etc) e atividades produtivas  (plantações, fábrica, granja, etc). Você terá um ou dois dias de folga por semana dependendo do kibutz. É uma experiência incrível durante a qual você poderá se relacionar com jovens voluntários de vários países e conhecer uma cultura única no mundo.



Por que ficar no kibutz Bror Hayil?
O kibutz Bror Hayil foi originalmente fundado em 1948 por judeus vindos do Egito mas, pouco tempo depois, foi escolhido pelo Movimento de Jovens Brasileiros Dror como principal destino de grande parte dos judeus brasileiros que queriam viver em Israel. A hospitalidade brasileira, juntamente com a possibilidade de falar português em terras tão distantes, fazem do Bror Hayil um destino muito interessante para quem deseja ter essa experiência única.

Então, entre em contato com a Central de Kibutz, faça sua mala...e boa viagem!


MAIS INFORMAÇÕES:

http://youtu.be/W8VN1d2kZS4

http://www.kibbutz.org.il/volunteers/
http://www.goisrael.com.br/Tourism_Bra/Articles/Attractions/Paginas/Kibbutz.aspx

Fonte Imagens:
http://www.inisrael.com/news/?p=533
http://www.jezreel-edition.com/images/phocagallery/thumbs/phoca_thumb_l_kibbutz%20yizrael%20with%20tel%20jezreel%20attached%20to%20the%20east.jpg


Miguel Nicolelis: Um dos vinte maiores cientistas do mundo é brasileiro

                               
Por Soraia Issa

Indicado ao prêmio Nobel de Medicina o médico e neurocientista paulistano formado pela USP e pós doutorado pelo Hospital Universitário de Hahnemann na Filadélfia, Miguel Ângelo  Laporta Nicolelis, 52 anos, lidera grupos de pesquisadores na área da neurociência na Universidade de Duke nos Estados Unidos e no Instituto de Neurociências de Natal Edmond e Lily Safra.

Miguel Nicolelis e sua equipe conseguiram fazer com que ratos transmitissem informações entre seus cérebros a milhares de quilômetros entre si, criando a primeira interface cérebro-cérebro.

Os animais passaram a se comunicar por meio da transmissão de sinais elétricos produzidos por seus neurônios após microeletrodos terem sido instalados em suas cabeças.

"Em nossos laboratórios buscamos descobrir os limites do cérebro. Já o fizemos se comunicar com máquinas, com avatares em computador e até com sensores de luz infravermelha. Desta vez, tentamos descobrir se o cérebro é capaz de assimilar os sentidos de outro corpo", disse em entrevista ao site da revista Veja.

Consagrado mundialmente inclusive através dos 21 prêmios que já recebeu, um dos atuais sonhos de Nicolelis é fazer com que adolescentes paraplégicos participem da abertura do Campeonato Mundial de Futebol de 2.014 que será realizado no Brasil. Eles caminharão com  aparelhos movidos pela força do pensamento e darão o "pontapé incial" na bola.

O cientista afirma ainda que " estamos criando um novo tipo de comunicação que ninguém sabe onde poderá nos levar" e que o passo inicial já foi dado para que no futuro se crie uma rede capaz de ligar as pessoas por meio do pensamento...

Miguel Nicolelis é autor do livro: "Muito além do Nosso Eu: A Neurociência que Une Cérebros e Máquinas e Como Ela Pode Mudar Nossas Vidas" . (Ed. Cia das Letras)


Fonte foto: http://50.28.85.69/~nicolab/wp-content/uploads/2012/12/Miguel-Nicolels.jpg


Educação Financeira, o caminho para uma vida sustentável

Por Anderson Hiromi Fuchime



De 12 a 14 de Setembro de 2013, no centro de exposições Transamérica, ocorreu a décima edição do ExpoMoney. Evento onde, oferta e demanda por produtos e serviços do "Mercado Financeiro" se encontraram, consolidando assim, numa oportunidade não apenas de negócios mas também, como fonte de obtenção de conhecimentos, estímulos, desenvolvimento e prática da Educação Financeira.

Para isto, os seguintes fatores se fazem necessários para sermos:
 Financeiramente Sustentáveis
* Não depender e estar a mercê das armadilhas financeiras impostas ou induzidas pelas instituições financeiras (facilidade de crédito, limite de cheque especial, facilidade de parcelamentos dos cartão de crédito, empréstimos bancários e financeiros etc).
* Desenvolvimento e manutenção de uma contabilidade pessoal, visando, um controle e mapeamento eficiente dos gastos pessoais.
* Controle dos impulsos psicológicos e neurológicos por consumo. Necessitamos nos educar à consumirmos apenas aquilo que realmente é necessários.
*Criar o hábito de poupar. Reter uma porção dos ganhos monetários para futuros imprevistos, como também, para investimentos em ativos financeiros.
    Sermos Financeiramente Saudáveis
* Diminuição das ansiedades e pressões das "Dívidas", em decorrência do aumento da sustentabilidade pessoal.
* Mais tranquilidade no curto e médio prazo, em decorrência do acumulo e geração de reservas monetárias.
*Conhecimento do próprio perfil de investidor. E então, capacidade para delinear o planejamento estratégico financeiro à médio e longo prazo.
* Administrar melhor os riscos inerentes do mercado financeiro.
    Sermos Financeiramente Prósperos
* Em decorrência do acumulo de conhecimentos e habilidades com relação as variáveis e flutuações sócio-econômicas, favorecer uma melhor opção de investimento.
* Assertividade de retorno do capital investido, via minimização e controle dos impactos dos riscos.
Com isto,  viveremos uma vida onde, o próprio dinheiro trabalha e se valoriza ao longo de um período, seja ele, curto, médio ou longo prazo.


quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Turistar com Saúde

Por Kimico Tamura

SAÚDE, condição primeira para se ter uma viagem de férias feliz e  lembranças maravilhosas...
Recomenda-se não viajar doente, realize uma avaliação de saúde com profissionais habilitados. Além de preencher corretamente a ficha médica fornecida pela agência ou se for viajar por conta própria, porte junto com seus documentos pessoais: doenças pré existentes, recomendações médicas, remédios com prescrição médica, tipo sanguíneo, alergias à remédios, alimentação, carteira de vacinação, ou qualquer outra informação que seja importante para o pronto atendimento.
Depois que escolher o destino, verificar se terá necessidade ou exigência de vacinas na região ou país de destino, consulte a ANVISA para se orientar.
A única vacina obrigatória  é a contra febre amarela, conforme regulamento Sanitário Internacional em vigor,  que deve ser tomada com um mínimo de dez dias de antecedência do embarque, e é válida por dez anos.
A vacina consiste na inoculação de um antígeno na corrente sanguínea de uma pessoa, produzindo anticorpos protetores específicos contra determinado agente infeccioso, como varíola (erradicada no Brasil), poliomielite, sarampo, tuberculose, rubéola,  hepatite B, entre outras, imunizando o organismo, sendo a maneira mais eficaz de prevenir, controlar e erradicar algumas doenças infecto contagiosas.

Principais vacinas disponíveis aos viajantes no Brasil: Febre Amarela, Febre Tifóide, Cólera, Hepatite A e B, Raiva, Poliomielite, Difteria e Tétano, Sarampo, Caxumba e Rubéola, e são distribuídas gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).


Para mais informações visite:


Serras Gaúchas

Por Raphael Marques

As Serras Gaúchas são frutos de uma acidente geográfico, devido o Estado do Rio Grande do Sul ser uma região plana.
Nas Serras Gaúchas é possível encontrar diversos pontos de cultura européia, como a cultura alemã e a italiana devido a colonização, essa cultura pode ser vista em sua arquitetura, gastronomia e acomodações. A descoberta das Serras aconteceram quando os viajantes europeus começaram a subir as serras do Rio Grande do Sul bem nas extremidades do Estado, quando já estavam com o território conquistado começaram a investir em modos de melhor sobrevivência, como o plantio e a caça, começaram o plantio de uvas a partir da descoberta de mudas com os colonizadores alemães que se encontravam em São Sebastião do Caí e Montenegro.
 
Fonte:http://luccianorocha.blogspot.com.br/2013/02/be-happy-na-serra-gaucha.html
 
  As Serras Gaúchas constituem  26 cidades, sendo algumas mais populares que outras como Gramado conhecida por seu Festival Internacional de Cinema, Caxias do Sul pela famosa Festa da Uva, que é tradicional desde 1931, que tem uma duração de quinze dias e conta com a participação de toda a cidade, Canelas, ótima cidade para o Ecoturismo devido sua beleza natural e exuberante natureza, além do Ecoturismo - tem também a culinária como o tradicional churrasco gaúcho, Vacaria é outra cidade bastante visitada por possuir uma obra do arquiteto Oscar Niemeyer a obra chamada: A Casa do Povo. Nova Petrópolis tem um clima mais acochegante para uma lua de mel por suas lindas flores e clima de romance que a cidade possui e outra delas é Bento Gonçalves - cidade que recebe o nome de um dos grandes lideres da revolução Farroupilha e que possui os vinhedos mais lindos e onde também se produz a maioria dos vinhos do Rio Grande do Sul.
 
Fonte:http://www.espacoturismo.com/atracoes-turisticas/serra-gaucha-um-pedaco-da-europa-em-terras-brasileiras
 
 O clima das Serras Gaúchas é muito temperado com invernos densos e com verões de tempos amenos e com temperaturas medianas e  também chove bastante ao decorrer das estações.
 A região é visitada por milhares de pessoas anualmente, conseguindo se tornar um dos pólos turísticos do Brasil, por sua riqueza em atrativos naturais, festas regionais e mata nativa com belas araucárias, árvore predominante da região sul do país e com a sua riqueza de cascatas naturais.
As Serras Gaúchas ficam a uma distância de 126 quilômetros de Porto Alegre capital gaúcha e a passagem custa de R$ 18,00 à R$ 25,00, possui também um aeroporto em Caxias do Sul chamado Hugo Cantergiane e o transporte até Gramado custa de R$ 9,00 à R$ 11,00, São Paulo até Gramado tem um total de 1100 quilômetros.
 
 Fica o convite para conhecer esse
paraíso natural do nosso país!
 
 
Para saber mais: www.gramado.rs.gov.br
                        www.caxias.rs.gov.br
                        www.canela.rs.gov.br
                         www.vacaria.rs.gov.br
                                     www.novapetropolis.rs.gov.br
                                      www.bentogoncalves.rs.gov.br
 

A CIDADE DE SÃO PAULO COM OLHAR DE CRIANÇA

Por Leidaiane Antunes da Silva



A cidade de São Paulo (SP) é o maior centro financeiro do Brasil. Tão grande como sua economia, é a variedade de seus atrativos. Um museu a céu aberto de história, cultura e muita diversão. 
 
Apesar de toda essa grandeza existir por  459 anos, tive contato já quando adulta. E com muitas pessoas do meu dia a dia ocorreu o mesmo.  
 
Será que é preciso crescer e envelhecer para conhecer tal cidade? Porque não conhecê-la ainda criança e aprender a valorizá-la muito mais cedo? E não basta apenas levar aos parques e museus específicos à idade dos "baixinhos". E se levasse à Avenida Paulista, por exemplo? Quem sabe a Rua 25 de Março? 
 
Alguns pais foram questionados (informalmente) a respeito e quase por unanimidade disseram que "não tem nada lá pra criança vê" ou "elas não vão gostar de ir". 
Mas o que diz a criançada? Se elas tivessem a oportunidade dessa experiência, de conhecer SP como realmente é, será que elas gostariam? E indicariam às outras? Teríamos crianças turistas?

Pensando em todas essas perguntas, foi proposto visitas para um grupo de 06 crianças com faixa etária entre 5 e 12 anos, aos locais imprescindíveis para qualquer idade. O roteiro foi dividido em dois dias e os transportes utilizados foram trem e metrô, além de muita caminhada.

Foto: Leidaiane Antunes da Silva - 2013



Os locais escolhidos, ricos em conhecimentos importantes para a história e desenvolvimento da cidade, foram:
 

Primeiro dia:
  • Catedral Metropolitana de São Paulo
  • Praça da Sé
  • Monumento Marco Zero
  • Monumento Apóstolo Paulo
  • Monumento Padre José de Anchieta
  • Solar da Marquesa de Santos
  • Pateo do Collegio
  • Rua 25 de Março
  • Centro Cultural Banco do Brasil
  • Praça do Patriarca
  • Viaduto do Chá
  • Prefeitura Municipal de São Paulo
  • Shopping Light
  • Theatro Municipal

Segundo dia:
  • Avenida Paulista (de ponta a ponta)
  • Conjunto Nacional
  • Livraria Cultura
  • Parque Mário Covas
  • MASP - Museu de Arte de São Paulo
  • Parque Trianon - Tenente Siqueira Campos
  • Edifício FIESP
  • Fundação Casper Líbero (Gazeta)
  • Avenida Brigadeiro Luis Antônio
  • Shopping Paulista
  • Casa das Rosas

A resposta das crianças para tais questionamentos pode ser surpreendente... Ficou curioso (a)? Veja o vídeo abaixo!





E então, vale a pena conhecer a cidade de
São Paulo ainda criança?

 

Viagem a Beberibe

Por Diego Srna Goulart
 
 

Beberibe é um município cearense localizado a 85 quilômetros de Fortaleza. 
Considerado como um dos municípios mais bonitos do Ceará, este cenário paradisíaco é famoso por suas areias coloridas localizadas na praia do Morro Branco, um lugar indispensável para o turista ir e se surpreender com suas belezas naturais.
Curiosamente este morro possui uma formação arenosa conhecida como buraco da sogra. A história aparentemente bizarra conta que um turista levou sua sogra para passear e ao chegarem próximo ao buraco, este pediu que sua sogra fosse se afastando de tal forma até que a mesma caiu no buraco e neste momento ele tirou a foto. Por essa razão o local é conhecido como buraco da sogra.
Além da praia do Morro Branco, o destaque vai também para uma outra conhecida como praia das Fontes. Nesta foi gravada a novela Tropicaliente em 1994 e lá existe uma casa em forma de capela onde algumas cenas da trama foram rodadas.
Outras produções também foram feitas nesta região, com destaque para a novela Final Feliz (1982) e o filme O noviço.
Além destas duas praias, podemos destacar outras como: Uruaú, Barra do Sucatinga, Costa Verde, Tabuba, entre outras.
Há também hotéis e pousadas. Dos hotéis, os destaques vão para: Hotel das Falésias, Morro Branco Beach Hotel, Coliseu Hotel, Hotel Parque das Fontes, Bonjunville hotel.
Quanto as pousadas temos: Pousada dos Hibiscos, Recanto da Praia, Pousada e Chalés Vida Boa, Pousada da Barra, Pousada Sol Nascente, Pousada Veneza, Marebrisa Suítes, Pousada Ibitu.
Beberibe apresenta bons restaurantes, tais como: D' Carlos Pizzaria,Churrascaria Beberibe (Zona Rural), Lanchonete Célia, Palhoça Beira Mar, No Capricho, restaurante Praia Mansa, Lanchonete Nova Opção, Sardinia, Sorveteria Globo, Biroska, Lanchonete Naturales, Sorveteria Lebason, Muvuca Lanches, Raissa Lanches, Restaurante Dona Marilaque. Sua população gira em torno de 49.334 habitantes. O clima é o tropical úmido e sub-árido.
A temperatura média é de 25 graus celsius. Quem nasce em Beberibe é beberibense. O aniversário da cidade é 5 de Julho.
 Vale a pena conhecer este paraíso, afinal estamos falando do Ceará, que é considerado como um dos lugares mais bonitos do mundo. E não é para menos, o sol está presente praticamente o ano inteiro, são 300 dias de sol por ano, faz calor o ano inteiro e para quem curte este é o lugar ideal. Já pensou ficar o ano inteiro com uma roupa bem leve e não ter a preocupação de ter que vestir algum abrigo?
Então o que  está esperando? Faça um pacote em qualquer agência de Turismo e venha conhecer Beberibe. Tenho certeza que você não irá se arrepender. Aproveite que a vida é curta e nós nunca saberemos o dia de amanhã.
 
Para saber mais: http://beberibe.ce.gov.br/

TURISMO RURAL E PEDAGÓGICO

Por Maria Helena


O  lazer é o momento de descanso e diversão das crianças e pessoas em geral, que são facilmente proporcionados pelo turismo. Também é finalidade do turismo sociabilizar as pessoas entre si e fornecer conhecimentos sobre o local, pessoa, cultura, ou seja, fazer com que as pessoas vivenciem experiências das quais nunca imaginaram.

Assim também é o turismo rural-pedagógico, um ramo específico do turismo, que tem como objetivo, tudo isso citado anteriormente, enfatizando as atividades rurais para as crianças. 
A atividade rural faz parte da nossa vida desde os primeiros habitantes da Terra. É dela que obtemos vestimentas, matérias primas para as indústrias e alimentação.

A zona rural nos proporciona “ar puro”, qualidade de vida e podemos relembrar/vivenciar nosso passado. Muitas pessoas acreditam que é “caipira” quem se preocupa com a isso, mas é preciso mudar essa mentalidade, visto sua tamanha importância.
O turismo rural pedagógico é a possibilidade de ampliação de olhares para a prática, reflexão e respeito das crianças às atividades da zona rural.
Hoje, na era da tecnologia, as práticas rurais são um pouco deixadas de lado. A maioria das crianças está inserida num mundo de brinquedos eletrônicos, desconhecendo a origem das nossas necessidades vitais.

Fonte: http://meioambiente.culturamix.com/agricultura/trabalho-na-agricultura
Acesso em: 17/set/2013

O objetivo desse turismo é levar o conhecimento para a nossa nossa geração futura, técnica de sua preservação, assuntos que não são abordados com tanta ênfase nas salas de aulas.
Deveria ter uma reflexão sobre esse assunto nas escolas, nas famílias e em toda a sociedade. O turismo não só pode ajudar, mas deve fazê-lo
Falta interesse político social cultural e esse assunto deveria ser e ter uma grande importância, na educação!

Mais do que Viajar

Por Lucas Santos

                                                         
O turista de hoje busca algo que acrescente em sua vida, as diversas sensações que o novo pode nos proporcionar não se encontra apenas em livros, filmes ou revistas é preciso mais!
E como proporcionar mais e encantar se tudo já está pronto! Basta um clique e as "portas do mundo se abrem", e no conforto de nossos lares podemos desbravar inúmeros lugares sem  "custo" algum. 
Porém só  a vivencia traz algo que quem foi “viveu” pode dizer e por mais que nos conte ou represente com imagens e sons nada irá se comparar com o “estar”, explicar como é o mar pode ser na maioria das vezes muito tranquilo, porém será difícil proporcionar a sensação de colocar os pés na areia a “brisa do mar”, e é justamente tais sentimentos que tornam uma viagem única e memorável.

" Lembro a primeira viagem que fiz, nunca havia entrado em um avião ainda mais para ir á outros países conhecer outras culturas experimentar novas sensações, à ansiedade era tão grande que fiquei 12 horas acordado de São Paulo à Paris, descobrindo um mundo novo a cada minuto e imaginando se tudo que haviam falado ou que li era realmente verdade". 




Foto: Lucas Santos



Copa do Mundo 2014

Por Anderson Silva

                                    Copa do Mundo no Brasil

A copa do mundo de 2014 será no Brasil e com isso irão surgir muitas oportunidades de emprego nas mais diversas profissões, tanto as que compõem um escritório, interno,  quanto as que utilizam o trabalho externo. O turismo é uma área que vai ter um alto crescimento, pois são 600 mil turistas segundo a Administração e Finanças do Instituto Brasileiro de Turismo que utilizarão da nossa economia durante os períodos que acontecem a copa em nosso país, de 12 de junho a 13 de julho de 2014.



Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo são as cidades sedes da copa, acredita-se que a maioria dos turistas virá da América Latina pelo posicionamento geográfico mais próximo. Do norte ao Sul do Brasil o turismo será uma ponte para conduzir esses turistas. Imaginem roteiros onde podemos passar por Manaus com a sua diversidade cultural com  o Teatro Amazonas um dos principais pontos turísticos da região, em Fortaleza no Porto das Dunas, Natal no Parque das Dunas, Recife em Olinda um dos maiores centros culturais do Brasil, Farol da Barra um dos mais belos lugares do Estado de Salvador, para destacar o Estado de Mato Grosso a cidade de Cuiabá possui um Grande museu chamado Museu Histórico de Mato Grosso, para mostrar a história de nosso governo,  Brasília possui o Museu de JK. - a arquitetura moderna é representada com grandeza no Palácio das Artes em Belo Horizonte. Uma das sete maravilhas do mundo está no Brasil, o Cristo Redentor, localizado na cidade no Rio de Janeiro que tem outros diversos pontos turísticos como as praias de Copacabana e Leblon. Fazer uma caminhada na   avenida mais importante e da maior cidade do país,  Avenida Paulista encontra-se uma diversidade cultural e uma linda paisagem com edifícios com arquitetura exuberante. Um dos mais importantes cartões postais do Estado do Paraná é o Jardim Botânico e está localizado na cidade de Curitiba. E pra finalizar esse roteiro do Norte ao Sul do país podemos experimentar um  delicioso Chimarrão e aproveitar o clima frio da cidade de Porto Alegre.



"Para o armário nunca mais"

   Por Jaqueline Vitor

                 Fonte: http://paradasp.files.wordpress.com/2009/11/xiiiparadalgbtdesp-debora-ferraz.jpg

"Para o armário nunca mais " foi o tema da parada LGBT  - (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transsexuais) desse ano em São Paulo - o segundo maior evento da grande cidade. Evento esse que os próprios participantes acabam distorcendo o objetivo principal que é a luta contra a homofobia e a conscientização das pessoas e não um carnaval fora de época ou uma micareta de graça.
A parada LGBT ocorre em vários lugares do Brasil, e a de São Paulo é  considerada a melhor da América Latina e mais movimentada. Eu mesma sou participante fiel há uns quatro anos, já fiz amizade com várias pessoas de vários lugares diferentes. Só na semana da parada esses turistas chegam a movimentar financeiramente em São Paulo até três vezes mais do que nos dias normais, porque os gays consomem até 30% mais que os heterossexuais. É o que mostra o mais recente levantamento feito pela SPturis (Orgão da prefeitura de SP).
Pra quem não gosta de muita aglomeração de pessoas é muito indicado os famosos cruzeiros LGBT que ocorre frequentemente em todo o mundo, onde os homossexuais aceitam muito bem os simpatizantes que apenas estão afim de conhecer pessoas diferentes e se divertir muito e também para mais opções de viagens  e eventos desse estilo existe a ABRAT GLS (Associação brasileira de turismo para gays, lésbicas e simpatizantes).
Se os homossexuais recebem os simpatizantes tão bem em seus cruzeiros, manifestações e baladas  é justo também o contrário, é justo nós recebermos muito bem  tanto os turistas homossexuais quanto os locais, e por que não fazer mais trabalhos voltados pra esse público imenso que só vem crescendo a cada vez mais? 
O mais importante desses eventos é a interação das pessoas independentemente da "orientação" sexual, o turismo nesses eventos é apenas consequência da curiosidade e interesse das pessoas em apoiar e participar sem nenhum preconceito. 

Afinal consideramos justa toda forma de amor...


   Foto: Jaqueline Alves Vitor
                  

Núcleo Pedra Grande

 Por  Mauro Tapias Gomes

São Paulo conta com uma floresta urbana enorme. É tão grande, que alcança quatro municípios: a Capital, Mairiporã, Caieiras e Guarulhos. Trata-se do Parque Estadual da Cantareira, na Zona Norte da cidade, que tem quase 8.000 hectares, mais de 8.000 campos de futebol.

Fonte: http://www.ambiente.sp.gov.br/parque-da-cantareira/sobre-o-parque/
O Parque tem vários atrativos, um dos quais é o Núcleo da Pedra Grande. De acordo com Helena Pieroni, educadora do Núcleo (ela se declara monitora), lá dentro é possível fazer um passeio curto, de 500 metros, ou um passeio mais longo, de 6,6 km ida e volta, chegando à Pedra Grande, de onde se avista boa parte da cidade de São Paulo. 
Percorrem-se a pé, lá dentro, ruas asfaltadas, ladeadas por paisagem exuberante, com árvores de vários tipos. No chão e nas árvores, animais da fauna paulistana, como serelepes, tucanos, às vezes quatis, macacos-prego e, com um pouco de sorte, bugios. O passeio é deslumbrante, especialmente para quem aprecia a natureza.  
O Núcleo Pedra Grande fica até perto do centro da cidade: menos de 15 km da Praça da Sé, na Rua do Horto, 1.799. 


Fonte: Mauro Tapias Gomes
O ingresso custa R$ 9,00, de segunda a sexta-feira - crianças até 12 anos, adultos acima de 60 e deficientes não pagam. A portaria fica aberta das 8 às 17h, mas o acesso só é permitido até as 15h, para haver tempo de fazer alguma trilha. Mais informações podem ser obtidas pelo o telefone 55 11 2203-3266 ou em www.fflorestal.sp.gov.br, no qual estão as abas sucessivas Ambiente, Unidades de Conservação, Parques Estaduais e Núcleo Pedra Grande.

Fora do Núcleo, vale a pena outro passeio, pela Estrada de Santa Inês, onde se encontra o Restaurante Velhão.

Conheça também outras áreas paulistanas da Floresta da Cantareira que permitem visitação pública,como os núcleos Águas Claras, Cabuçu, Engordador.