sexta-feira, 4 de outubro de 2013

A Acessibilidade Transforma

Por Fagner L. Saturno

Acessibilidade?

Para muitos algo desconhecido, diferente, muitas vezes sem muita importância. Pelo menos pra mim foi assim. Até que...
Um belo dia resolvi fazer o curso técnico de guia de turismo no Senac, pelo desejo de conhecer o novo, de achar um sentido diferente na vida. Quando olhei o cronograma da aula vi escrito LIBRAS, ai pensei o que é isso meu Deus, vamos falar da moeda de outro país?
Por que não do real ou dólar, euro que esta mais acessível ao nosso bolso?
Quando tive o primeiro contato foi maravilhoso, me abriu um novo horizonte, um novo jeito de ver a vida, comecei a pesquisar tudo sobre acessibilidade, e descobri como isso no nosso país é uma coisa tão difícil para quem precisa. Hoje pretendo me especializar, e mesmo que o destino me impeça de praticar como profissão, vou exercer como cidadão, sou pai, e meu filho vai crescer com essa conscientização.
Na prática de trabalhos sociais voluntários, pelo simples fato de colocar um sorriso em um rosto triste, sofrido, ou  alguem que tem uma necessidade e pelo prazer de ajudar lhe esticar a mão ao contrario de rejeitar.
Pois a acessibilidade pode e vai transformar o mundo, a partir do dia que todos os preconceitos caírem e todos serem tratados com respeito, dignidade e igualdade.
 
Deixo aqui um questionamento:
 
Quem realmente é deficiente, uma pessoa com uma deficiência mental, e nunca deixando de sorrir mesmo com a exclusão e insultos tipo "retardado". Ou aqueles que excluem e são preconceituosos?

Hoje acredito que as pessoas que excluem são deficientes de respeito, solidariedade, amizade e amor próprio, e vocês  o que acham ?

Tenha uma mente Acessível...



Fonte:http://minoriaeamae.blogspot.com.br/2013/01/acessibilidade-i.html

2 comentários:

  1. Realmente, as pessoas só dão valor ao que tem, quando perdem e só entendem as dificuldades da situação, quando passam por algo semelhante. Infelizmente algumas pessoas não passam por experiências suficientes para amadurecerem como seres humanos, como pessoas que respeitam aos demais, principalmente aos mais necessitados. Adorei o tema e adorei o artigo, parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado, acredito que depende muito da nossa geração para mudar essa realidade, pois a cada dia vamos se conscientizando, e conscientizando mais pessoas ao redor, no trabalho, entre amigos, e lógico dentro de casa ensinando e praticando com nossos filhos a inclusão como um todo. Assim um dia a igualdade realmente será uma realidade !

    ResponderExcluir