De 12 a 14 de Setembro de 2013, no centro de exposições Transamérica, ocorreu a décima edição do ExpoMoney. Evento onde, oferta e demanda por produtos e serviços do "Mercado Financeiro" se encontraram, consolidando assim, numa oportunidade não apenas de negócios mas também, como fonte de obtenção de conhecimentos, estímulos, desenvolvimento e prática da Educação Financeira.
Para isto, os seguintes fatores se fazem necessários para sermos:
Financeiramente Sustentáveis
* Não depender e estar a mercê das armadilhas financeiras impostas ou induzidas pelas instituições financeiras (facilidade de crédito, limite de cheque especial, facilidade de parcelamentos dos cartão de crédito, empréstimos bancários e financeiros etc).
* Desenvolvimento e manutenção de uma contabilidade pessoal, visando, um controle e mapeamento eficiente dos gastos pessoais.
* Controle dos impulsos psicológicos e neurológicos por consumo. Necessitamos nos educar à consumirmos apenas aquilo que realmente é necessários.
*Criar o hábito de poupar. Reter uma porção dos ganhos monetários para futuros imprevistos, como também, para investimentos em ativos financeiros.
Sermos Financeiramente Saudáveis
* Diminuição das ansiedades e pressões das "Dívidas", em decorrência do aumento da sustentabilidade pessoal.
* Mais tranquilidade no curto e médio prazo, em decorrência do acumulo e geração de reservas monetárias.
*Conhecimento do próprio perfil de investidor. E então, capacidade para delinear o planejamento estratégico financeiro à médio e longo prazo.
* Administrar melhor os riscos inerentes do mercado financeiro.
Sermos Financeiramente Prósperos
* Em decorrência do acumulo de conhecimentos e habilidades com relação as variáveis e flutuações sócio-econômicas, favorecer uma melhor opção de investimento.
* Assertividade de retorno do capital investido, via minimização e controle dos impactos dos riscos.
Com isto, viveremos uma vida onde, o próprio dinheiro trabalha e se valoriza ao longo de um período, seja ele, curto, médio ou longo prazo.

Nenhum comentário:
Postar um comentário