Foto: http://noticias.bol.uol.com.br/fotos/entretenimento/2013/10/21/cazuza-mostra-sua-cara.htm#fotoNav=5
"Nunca tive medo de me mostrar. Você pode ficar escondido em casa, protegido pelas paredes. Mas você tá vivo, e essa vida é pra se mostrar. Esse é o meu espetáculo. Só quem se mostra se encontra. Por mais que se perca no caminho."
Como uma grande Fã do Show da vida do Cazuza e das suas poesias, Fiquei muito feliz ao visitar a Exposição em Homenagem ao Cazuza, que de certa forma é uma continuação do Show da vida dele, faz parte dele mesmo - que infelizmente seja temporário.
Para explicar a ação educativa da exposição Cazuza preciso descrever pelo menos o básico sobre a exposição, a entrada era uma sala com fotos de pessoas desconhecidas por todos os lugares com uma frase escrito na frente do rosto dessas pessoas uma frase de alguma musica do Cazuza, e no meio dessa sala uma cabine onde tinha uma grande fila para tirar uma foto assim, nessa sala já começa a ação educativa no incentivo de que as pessoas leiam essas frases principais das musicas do Cazuza e assim mais fácil de memorizar, depois essa sala desperta uma curiosidade em entrar em uma "porta" escura, era a partir dali que a mágica começava.
Uma sala totalmente escura só com alguns vídeos de parentes e amigos do Cazuza falando e explicando sobre ele, contando fatos, curiosidades, saudades e pensamentos, falando coisas que nem em um documentário poderia ter tão bem explicado com tantos detalhes.
Depois disso imaginem uma sala totalmente espelhada e de vidros com luzes por toda parte mudando de cor de acordo com a música do Cazuza que estava tocando bem alta, um ambiente perfeitamente possível de agradar qualquer idade, qualquer pessoa e impossível de não se surpreender. Nessa parte fica bem claro que as músicas do Cazuza passam de geração em geração.
Em seguida uma sala toda vermelha com TVs e vídeos explicativos na ordem da vida do Cazuza. Para todos conhecerem mais profundamente de onde ele veio e aonde ele chegou.
Ao lado um misterioso telefone com uma fila enorme.
A parte interativa e talvez a mais emocionante é cantar junto com o Cazuza em um Karaokê na frente de todos, como não se emocionar ou sentir uma saudade?
E continuando com a parte interativa porém em outra sala fotos enormes do cazuza por todos os lados e vídeos que você poderia ouvir em particular a opinião do cazuza sobre um certo assunto. No meu caso eu ouvi ele falando: "Acordei com vontade de cuspir na bandeira..." não tem como ter explicação melhor sobre o Cazuza do que o próprio explicando.
O pequeno museu do Cazuza começa com grandes cartazes com frases marcantes dele e pequenas portinhas com algumas frases e ao abrir essas portinhas você via alguns pertences do Próprio. E depois a Saída, que é na primeira sala e aquela vontade de voltar e ver tudo de novo e de novo.
Foto: http://noticias.bol.uol.com.br/fotos/entretenimento/2013/10/21/cazuza-mostra-sua-cara.htm#fotoNav=5


Nenhum comentário:
Postar um comentário